Minha empresa precisa de Licença Ambiental?
- Meu Ambiente Engenharia e Consultoria

- 23 de nov. de 2020
- 1 min de leitura
O licenciamento ambiental é um procedimento técnico/administrativo pelo qual o órgão ambiental competente avalia o empreendimento potencialmente causador de impacto ambiental, autorizando, ou não, sua instalação e operação e condicionando-a.
Esse procedimento tem como objetivo avaliar se suas características podem provocar interferências negativas no meio ambiente, tais como a poluição do ar, a geração de resíduos, a intervenção em cursos d’agua e a supressão de vegetação nativa.
O empreendimento deve consultar se na sua cidade existe um órgão ambiental e consultar se o órgão licencia sua atividade, caso não, deve consultar sua atividade no anexo I e II da Lei Estadual nº 6.787/06 que é licenciado pelo Instituto do Meio Ambiente – IMA ou a Resolução CONAMA nº 237/97 que é licenciado pelo IBAMA.
O IBAMA, conforme a resolução CONOMA nº 237/97, é responsável pelo licenciamento de atividades com significativo impacto ambiental de âmbito nacional ou regional:
Localizados ou desenvolvidos conjuntamente no Brasil e em pais limítrofe, no mar territorial, na plataforma continental, na zona econômica exclusiva, em terras indígenas ou em unidades de conservação do domínio da União.
Localizadas ou desenvolvidas em dois ou mais Estados.
Cujos impactos ambientais diretos ultrapassem os limites territoriais do País ou de um ou mais Estados.
Destinadas a pesquisar, lavrar, produzir, beneficiar, transportar, armazenar e dispor material radioativo em qualquer estágio, ou que utilizem energia nuclear em qualquer de suas formas e aplicações, mediante parecer da Comissão Nacional de Energia Nuclear.
Bases ou empreendimento militares, quando couber, observada a legislação especifica.
Para auxiliar o Empreendedor, a Meu Ambiente Engenharia e Consultoria presta toda assessoria necessária para regularizar suas atividades junto aos órgãos ambientais, desde o diagnóstico até a elaboração da documentação exigida pela legislação ambiental.



Comentários