top of page

Instalei um Sistema de Energia Solar Fotovoltaica em minha casa, e agora como vai ser?!

  • Foto do escritor: Meu Ambiente Engenharia e Consultoria
    Meu Ambiente Engenharia e Consultoria
  • 11 de nov. de 2020
  • 3 min de leitura

Após todas as etapas entre a contratação de uma empresa habilitada (Meu Ambiente Engenharia e Consultoria) e a troca do medidor pela Distribuidora de Energia (Equatorial AL, no caso dos alagoanos), é necessário conhecer o funcionamento do sistema, a utilização da energia gerada e o relacionamento com a Equatorial AL.


Funcionamento do Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede (SFCR)


O Funcionamento de um SFCR pode ser simplificado de forma didática em 5 passos:


1. O painel solar (conjunto de módulos fotovoltaicos) recebe os raios solares e gera energia graças ao efeito fotovoltaico;

2. A energia gerada é enviada ao inversor solar que converte a energia fotovoltaica aos parâmetros de rede local (tornando-a utilizável em todos os equipamentos elétricos);

3. A energia é distribuída para a unidade consumidora (residência ou empresa) alimentando todo o sistema elétrico;

4. Essa energia é consumida instantaneamente pelos equipamentos que estiverem ligados;

5. O excesso de energia é enviado para a rede da distribuidora e é contabilizada no medidor bidirecional como créditos.


ree

Fonte: Portal Solar.


Utilização da Energia Renovável


Como descrito na etapa 4 do funcionamento do SFCR, a energia é disponibilizada instantaneamente ao sistema elétrico da Residência/Empresa, sendo consumida na hora pelas cargas que estejam ligadas, como geladeira, televisão, ventilador/ar condicionado, computadores, lâmpadas, e todo e qualquer equipamento que esteja ligado à tomada.

Quando a energia gerada for maior que a energia consumida, o excedente será enviado à rede da Equatorial AL e registrado pelo medidor como geração, descrita na fatura de energia como Energia Reversa.

Relacionamento com a Equatorial AL


Após o ato da troca do medidor convencional por um medidor bidirecional pela Equatorial AL, a unidade consumidora (UC) entra no sistema de compensação de energia elétrica, sistema no qual a energia ativa injetada por uma UC com geração própria é cedida, por meio de empréstimo gratuito, à distribuidora local e posteriormente compensada com o consumo de energia elétrica ativa dessa mesma UC, não sendo possível a venda da energia injetada na rede da distribuidora, e sim a compensação com o consumo dessa energia que foi “emprestada”.


É importante salientar que com o SFCR o valor da fatura nunca será zerado, pois mesmo que a unidade consumidora gere 100% da energia consumida ou até acumule créditos, ainda será cobrado pela distribuidora um valor sobre a disponibilidade da rede, variando de acordo com o tipo de ligação: trifásica paga o valor referente à 100 kwh, bifásica o valor referente à 50 kwh, e monofásica o valor referente à 30 kwh; acrescidos de um valor referente à contribuição de iluminação pública (COSIP).

Caso Real


É apresentado a seguir o caso da Fernanda, uma cliente da Meu Ambiente Engenharia e Consultoria, que instalou um sistema em sua residência na cidade de Maceió para uma geração média anual de 1.200 kwh por mês.


ree
ree

No fim da imagem grifado de vermelho está a energia consumida medida e grifado de azul a energia injetada medida.


Indicada pelo n° 1 está a taxa de disponibilidade referente à ligação trifásica.


Indicado pelo n° 2 está a contribuição de iluminação pública.


E indicado pelo n° 3 está o crédito energético.


No período do ciclo da fatura do mês de Outubro, a energia gerada pelo seu sistema fotovoltaico foi de 1525kwh, segundo dados registrados pelo monitoramento do inversor solar. O consumo medido pela Equatorial AL foi de 846 kwh. E acumulou como crédito energético 401 kwh.


Fazendo uma simples subtração entre a energia gerada e o consumo medido (1525 – 846) tem-se um saldo de 679 kwh, então por que o crédito energético foi de apenas 401 kwh? Para onde foram os 278 kwh que estão faltando?


Esse é um questionamento comum, mas de simples explicação.


Como dito anteriormente no passo 4 do Funcionamento do SFCR, a energia gerada é disponibilizada para o quadro de energia, e consumida instantaneamente pelos equipamentos que estiverem ligados na tomada, foi o que aconteceu nesse caso, 18 % da energia gerada foi consumida instantaneamente, antes que fosse registrada como crédito no medidor bidirecional.


Quero Instalar em Minha Residência/Empresa


O SFCR tem uma vida útil de mais de 25 anos, lhe libertará dos aumentos tarifários da distribuidora, demonstrará sua responsabilidade ambiental ao gerar energia limpa, e vai gerar uma economia financeira muito significativa.


Entra em contato conosco que ficaremos felizes em lhe atender e elaborar uma proposta comercial para atender às suas necessidades!


Nossa empresa tem sede na cidade de Maceió e atende em todo estado de Alagoas e estados adjacentes.



ree

 
 
 

Comentários


© 2018  Todos os direitos reservados

bottom of page